Home / Cinema / A Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist)

A Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2: The Enfield Poltergeist)

E ai pessoas, tudo bem?

Pra quem está procurando um fim de semana romântico fica a dica para um filminho para o dia dos namorados.

Esse é um filme pra fazer a sua namorada (ou namorado) pular no seu colo com alguns sustos. Sim! O último filme de suspense/terror que assisti no cinema foi A Bruxa e deixo aqui a minha decepção, a história gerou repulsa (e não medo, talvez essa tenha sido a intenção) e indignação pela falta de conexão, mas esse é assunto para outro tópico.

A Invocação do Mal 2 traz a “continuação” do filme exibido em 2013, entretanto, nos presenteia outra história de fazer arrepiar.

Baseado em fatos reais, conta a história de uma família dos anos 70 que presenciou uma entidade sobrenatural em sua residência que se comunica através de um dos 4 filhos, Janet, além das manifestações características de um Poltergeist, tais como: mobília se movendo, luzes apagando e televisão com vida própria (rs).

Dai vocês se perguntam: “Pandora, posso assistir sem ver o 1?”, claro! Pode sim! São histórias independentes com uma leve conexão ao final. Os dois filmes contam com o casal Ed e Lorraine Warren, especialistas em paranormalidade, sendo que Lorraine apresenta uma sensitividade maior para identificação de seres sobrenaturais.

Ambos são contratados pela Igreja para constatação da veracidade dos fatos ocorridos na casa dos Hodgson, conhecido como Caso Einfield (norte da Inglaterra). Fato é que à época muitos questionaram se as irmãs Janet, 11 anos, e Margaret, 12 anos, não inventaram todos os “fenômenos”, simulando as vozes, supostas levitações e até hoje questiona-se se de fato ocorreu a possessão e o Poltergeist.

Um dos eventos mais questionados foi a levitação da menina Janet, conforme foto abaixo, pois pela posição dos braços e joelhos, estudiosos especialistas afirmavam que a garota estava apenas pulando.

im1

Cumpre ressaltar que quando falamos de possessão e Poltergeist são eventos sobrenaturais distintos, sendo que a possessão geralmente envolve uma entidade demoníaca que influencia ou domina as ações humanas, podendo ou não alterar suas características físicas. Já o Poltergeist é quando se trata de evento sobrenatural que envolve uma entidade espiritual maligna que se manifesta através do ambiente arremessando e movendo objetos, alterando temperatura, luz e etc, portanto, não necessariamente há a influência humana como na possessão.

O Poltergeist se diverte com o medo, a possessão se alimenta do medo.

O filme aborda aspectos interessantes como a manifestação dessas entidades sobrenaturais em ambientes mais frágeis em que as pessoas passaram por algum tipo de dificuldade ou frustração recente.

Como todo filme de terror, teve aquele momento desnecessário como o aparecimento do personagem “O Homem Torto”, confesso que eu achei bem tosco. Este foi um dos elementos acrescentados à história que,  originalmente, se trata apenas do Poltergeist, que ao meu ver foi um excesso negativo.

O filme tem um início bem marcante, com uma sessão espírita de comunicação com uma casa para desvendar um assassinato e logo de cara me surpreendi com o nível dos sustos que estava por vir.

 

im2

 

O que eu gostei do filme é que ele é tenso do início ao fim, não deixou o nível cair em nenhum momento e o que eu mais gosto (que não teve na Bruxa rs) é a conexão da história, aquele momento que você se arrepia porque aquela peça do quebra-cabeça se encaixa e voilà “Problem solved” (problema resolvido).

Bom filme!

Elenco:

Vera Farmiga – Lorraine Warren
Patrick Wilson – Ed Warren
Frances O’Connor – Peggy Hodgson
Madison Wolfe – Janet Hodgson
Lauren Esposito – Margaret Hodgson
Patrick McAuley – Johnny Hodgson
Benjamin Haigh – Billy Hodgson
Simon McBurney – Maurice Grosse
Sterling Jerins – Judy Warren
Steve Coulter – Padre Gordon
Simon Delaney – Vic Nottingham
Maria Doyle Kennedy – Peggy Nottingham

 

Direção: James Wan

 

Sobre Pandora

Advogada, viciada em filmes e séries, principalmente, no gênero de suspense e terror. Apaixonada por cultura oriental, animes e doramas! Não dispensa uma boa maratona de série e um episódio de qualquer competição culinária.

Veja também

Série Scream- S02xE06: “Olhos Famintos”

Série Scream: “Olhos Famintos” A segunda temporada da série Scream chega a sua metade. Neste …

Comentários no Facebook