Home / Curiosidades / Modelos de Franquia da Internet x Consumo

Modelos de Franquia da Internet x Consumo

A polêmica desse més de Abril está em as operadoras quererem adotar modelos de franquia na internet banda larga fixa o que daria direito as operadoras assim que atingíssemos os limites estipulados a internet ser interrompida ou reduzida.

Relação de Consumo:

Entenda a seguir sobre as cobranças de franquia na Internet fixa.

O Netflix tem a seguinte tabela de consumo de dados:

Baixo (0,3 GB por hora)
Médio (SD: 0,7 GB por hora)
Alto (a melhor qualidade de vídeo: até 3 GB por hora para HD e 7 GB por hora para Ultra HD)*

Youtube: 5 minutos de vídeo consomem 10 Mb

Stream de Áudio: 5 Minutos ouvindo música consomem 13 Mb

Facebook: 10 minutos olhando a timeline 12Mb**

Essa qualidade Superior é o conteúdo em HD. Cada episódio de House of Cards que tem em média duração de 1 hora. Você consome 3 Gb de dados ao assistir a temporada inteira você consumiu 30 Gb da franquia.

Se você está de férias e resolve colocar suas séries em dia BOOM você com certeza vai estourar o limite. Isso só com netflix, agora vamos aprofundar um pouco mais no consumo residencial. Normalmente nos consumimos muito conteúdo em vídeo seja em página de notícias, Youtube, Facebook e Whatsapp, serviços de música como Spotify e Deezer, Netflix, vídeo conferência no Skype, downloads de jogos online na PSN ou na Live e jogando online ou assistindo stream Twitch etc.  Imagine agora esse consumo em uma casa com com 3 ou 4 pessoas. 

Para ficar mais claro os planos mais comuns hoje é de Internet de 2Mb e de 15Mb . A franquia da NET é de 30 Gb no plano de 2 Mb e de 80 Gb no plano de 15Mb, no caso da vivo a franquia da internet de 15Mb é de 120Gb e o plano mais caro de 300Mb tem 300Gb., abaixo as imagens dos planos oferecidos pelas duas operadoras:

como da net

planos da vivo

Opinião:

A impressão é que as operadoras pararam no tempo, o perfil de consumo dos usuários desses serviços demandam um limite na franquia de dados muito maior do que o proposto inicialmente. Infelizmente parece que essa medida é uma tentativa de boicote aos serviços de entretenimento online. Serviços que ganharam muita popularidade e os serviços de TV a cabo que as mesmas operadoras oferecem estão perdendo a preferência.

A Anatel órgão regulador o qual deveria estar cuidando de nós usuários está apoiando as operadoras, tratando a internet fixa como se fosse o mesmo caso da internet móvel utilizando o mesmo regulamento. A única coisa que fizeram foi dizer para os operadoras que não podem interromper o serviço sem transparência de consumo. E eles comparam o serviço de dados com o serviço de energia elétrica e de gás. Não tem como fazer essa comparação pois o serviço de eletricidade é cobrado pelo kilowatts hora consumido, a mesma coisa pro serviço de gás você paga pela quantidade de metros cúbicos de gás consumido. Quando se trata do serviço de internet você tem que levar em consideração a velocidade contrata, velocidade de download, velocidade de upload e a franquia de dados ou seja são muitas variáveis não é distribuído de forma linear igual o gás e a eletricidade.

 

*dados disponibilizados pela empresa Netflix em: https://help.netflix.com/pt/node/87

**dados levantados pela tecnologia.uol.com.br em: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/06/saiba-quanto-atividades-populares-no-smartphone-gastam-do-plano-de-dados.htm

 

Planos da Vivo e da Net:

Disponível em: http://www.netcombo.com.br/internet-2 acessado dia 20-04-2016

Disponível em: https://assine.vivo.com.br/banda-larga/planos acessado dia 20-04-2016

Sobre PopStar

Comentários no Facebook