Home / Séries / Entendendo The OA (Versão Resumida)

Entendendo The OA (Versão Resumida)

Bom, vimos diversos questionamentos na internet a fora a respeito da série então vamos lá. Esse é um tópico entendendo The OA. Contém muitos spoilers, então aprecie com moderação.

 

O intuito da série é brincar com espectador, fazer com que nós ao mesmo tempo que entramos de cabeça na narrativa e compreendemos tudo o que aconteceu com a OA. Começamos a questionar se aquilo realmente é verdade ou não. Tem alguns momentos assim na série.

Entendendo The OA

Vamos destacar alguns pontos para que possa ser compreendido a história. No primeiro episódio OA conta que nem sempre foi cega, que quando era criança enxergava. Outro detalhe importante da sua vida/infância que ela sempre teve sonhos premonições. E que nem sempre ela conseguiu interpretar. E  Após sua primeira experiência de quase morte ela perde a visão.

Quando ela está sob custódia do Dr. Hap ela tem sua segunda experiência de quase morte. Então Khatun, espécie de anjo que a recebe, diz que OA é o anjo original. Ela recebe as instruções da Kathun, fala para ela engolir um pássaro o qual daria poderes de viajar de uma forma desconhecida dos seres humanos, que demandaria muita prática mas um dia ela poderia voar livre um dia. Que aquele pássaro é a semente da luz se ela o cultivar as respostas estarão dentro dela.

Então ela percebe que eles tem que tomar o controle do experimento de Hap. Eles são mais importantes que o cientista e que poderia ser o caminho para sair dali. E quando ela fala que eles são anjos Homer, Rebecca e Scott já acham que são delírios provenientes da pancada na cabeça… Até que ao passar de uma semana eles começam a bolar um plano de sugar o gás para que Homer entenda o experimento de HAP. Foram várias tentativas até que em uma Homer se lembra da sua experiência de quase morte. E ele revela que engoliu uma criatura marinha. Algo similar que aconteceu com OA. Homer adormece e acaba fazendo movimentos parecidos com a de OA dormindo.

Movimentos

Ou seja foram 2 experiências, 2 recados, OA tem um movimento e Homer o segundo movimento. Os dois parecem loucos treinando tentando apreender. Só que ainda falta o 5 integrante e as outras 3 partes do movimento.  Scott sempre incrédulo e tirando sarro de OA e Homer.

Hap então com ajuda de Homer consegue abduzir a Renata. Ou seja agora o time está completo. Tem 5 pessoas mas ainda faltam os movimentos. Depois de um tempo Hap leva Scott para fazer experimentos e Scott morre. No entanto um milagre acontece, enquanto OA e Homer estão fazendo os movimentos que eles sabem Scott volta a vida e ainda retorna curado de sua doença. Ele confirma que OA estava certa, que os movimentos precisam de no mínimo 5 pessoas e que eles abrem um túnel para outra dimensão e que ele tem o terceiro movimento! Passar um tempo Renata deu o 4º movimento ainda faltava o 5º.

Esse último eles conseguem quando vão tentar curar a mulher do policial que sempre visitava Hap no laboratório. Ele descobre dos experimentos do Hap e fala que irá prende-lo. Contudo Hap fala que consegue curar a mulher do policial que ele já viu acontecer. Durante a tentativa de cura da mulher ela revela que um anjo uma vez disse a ela que o dia em que outros 2 anjos a procurariam. E era para ela passar o último movimento a eles.

Nisso OA, Homer e Hap aprendem o movimento. Hap diz pra OA que não precisa mais dela que ele tem o Homer. E a deixa na estrada e assim ela retorna para sua casa. Por isso ela precisa da ajuda de 5 pessoas no mínimo para que ensine os movimentos, para fazer a viagem dimensional e conseguir resgatar seus companheiros: Homer, Rebeca, Scott e Renata.

Por isso OA recruta Steve, Buck Vu, Alfonso e Elizabeth… Para que consiga fazer sua viagem e resgatar seus antigos companheiros do cativeiro do Dr. Hap.

 

 

 

Temas Explorados na Série

Bom a série é classificada como ficção científica, fantasia, mistério e drama.

Experiência de Quase-Morte

O central da série acredito que seja essa viagem louca de se questionar, para onde vamos? De onde viemos? O que acontece quando eu morro? Ou quase morro? E o Dr. Hap é a personificação dessas perguntas. O cientista o qual usa seres humanos, os quais passaram por experiências de quase morte, o qual ele também os induz a experiências de quase morte. Ele quer quebrar a barreira entre nossa vida e o que está além. Quer descobrir o potencial do além. Ele sabe que pessoas que passaram por experiências de quase morte, tem habilidades mais apuradas que as pessoas normais. E quer descobrir o porquê e ir além desses questionamentos em suas respostas. Hap sabe que com seu grupo cobaias ele está no caminho certo. Principalmente depois de OA e Homer conseguirem ressuscitar Scott.

Sonhos premonitórios

The OA sempre desde criança teve sonhos os quais te mostravam coisas futuras. Contudo nem sempre consegue interpretá-los. Durante essa primeira temporada foram os sonhos do aquário. O sonho com o pai dela e seu aniversário e o último sonho o qual ela entende o momento certo que conseguirá viajar para outra dimensão. Pelo menos no último momento da série ela diz ao Abel que finalmente entendeu seu sonho e sai correndo para escola. Acredito que com a execução dos movimentos habilite ela a conseguir viajar para outra dimensão.

Outras dimensões

Bom quando The OA morre e Scott também, fica claro a existência de outras dimensões no universo da série. Afinal Kathun aparece 2x para OA e no segundo encontro ainda oferece a Praire a oportunidade de voltar a viver com seu pai eternamente em outra dimensão. Scott quando retorna a vida diz que há outras dimensões e que os movimentos são importantes para que eles possam conseguir essa façanha. Outra coisa também o local onde Kathun sempre aparece  parece o centro onde várias dimensões convergem.

Vida Após Morte

Bom as experiências de quase morte mostradas na série acabam a demonstrar que há vida após a morte.

Anjos

E por fim que os 5 escolhidos por Hap são Anjos.

 

 

 

 

Sobre bacon

Comentários no Facebook