Home / Séries / Série The Walking Dead S07xE13- “Enterre-me Aqui”

Série The Walking Dead S07xE13- “Enterre-me Aqui”

Série The Walking Dead S07xE13- “Enterre-me Aqui”

Que episódio maravilhoso foi esse hein!!?? Em “Enterre-me aqui” da série The Walking Dead tivemos o foco e encerramento do ciclo do Reino antes de topa entrar de fato na guerra. Sendo assim o episódio teve foco em Morgan, Rei Ezekiel, Richard, Carol e Benjamim.

Em episódios anteriores já sabíamos que Richard quer envolver o Reino na guerra contra Negan e os Salvadores. Porém ele esbarrava na vontade contrária de Ezekiel. Neste contexto ele tentou uma emboscada para causar a morte de Carol e o Rei entrar na guerra. Entretanto ele foi impedido por Daryl. Por outro lado, Morgan também se posicionou contra a entrada na guerra tendo em vista que isto acarretaria perdas para o Reino. Além disso ele estabeleceu um forte laço com Benjamin, fazendo dele um aprendiz da arte do Aikido. Estes fatos anteriores são imprescindíveis para a compreensão do que rolou neste episódio.

Série The Walking Dead S07xE13 Carol

Carol, pensativa em seu refúgio, se questiona sobre o motivo que levou Rick e cia até o Reino. Sem conseguir pensar em nenhuma resposta satisfatória e busca esta em Morgan. Sem mentir nem dizer a verdade para ela, ele afirma que se ela quer mesmo saber o que aconteceu deve ir para Alexandria. Neste diálogo Morgan faz um interessante questionamento para ela. Foi decisão de Carol se afastar do grupo e sobreviver sozinha, acreditando que assim conseguiria viver mais tranquilamente e sem seu particular conflito psicológico. Sendo assim ele a questiona se, agindo assim, ela encontrou o que almejava. Ela permanece em silêncio, mas acredito que a resposta dela seria não, tendo em vista sua feição no momento.

Chega a hora de mais uma entrega de suprimentos aos Salvadores, neste caso apenas melões. As últimas entregas não foram pacíficas, o que já deixa um clima de tensão na ocasião. Para piorar a entrega conta com menos melões do que havia sido combinado anteriormente. E este fato, aliado aos problemas anteriores, faz com que tenha uma reação dos Salvadores. O líder do grupo no local ordena a um deles que atire contra alguém do Reino. E a vítima da vez a Benjamin. O jovem leva um tiro na perna causando um enorme sangramento.

Série The Walking Dead S07xE13 Morgan, Jerry e Rei Ezekiel

O grupo do Reino tenta salvar Bem, mas a tentativa é em vão. A morte do jovem causa grande dano psicológico em Morgan devido a relação construída entre ambos. De volta para o Reino, Richard confessa sua armação para Morgan. A idéia de Richard era causar conflito com os Salvadores mas a vítima deveria ser ele próprio, e não o jovem Ben. Morgan escuta toda a confissão em silêncio, mas exibe uma feição nada amigável nem compreensiva. Richard também não parece satisfeito com o ocorrido, mas se dispõe a confessar a Ezekiel sobre sua armação.

Contudo, na entrega dos melões que estavam faltando Morgan pergunta a Richard se ele confessou para Ezekiel e ele afirma que não. O lutador de Aikido não fica satisfeito com a resposta. Durante a entrega Morgan avança contra Richard. Os membros do Reino, surpresos com a atitude de Morgan, são impedidos de separar a briga. Mas o líder dos Salvadores ordena para eles não se meterem.

Série The Walking Dead S07xE13 Morgan matando Richard

As motivações de Morgan para tal atitude vão além do plano de Richard. No último episódio da 6 temporada, “Ultimo dia na terra”, ele já havia matado um Salvador que ameaçava a vida de Carol. A morte de Ben, com quem o laço afetivo só crescia, mais a indignação com a atitude de Richard fomentaram o ataque de fúria do tranquilo Morgan de outrora.  Somado a isso, Morgan dava indícios de que estava percebendo que os Salvadores trazem perigo e que algo grave poderia ocorrer. Basta lembrarmos que, quando questionado por Ezekiel sobre entrar ou não na guerra ele pensa sobre isso por alguns instantes.

Há de se lembrar também que Morgan pensa que a morte de Abraham e Glenn foram consequências da atitude de Rick e cia em atacar o grupo de Negan sem antes nem tentar algum acordo, como foi feito por Ezekiel. É provável que este ataque tenha pautado a decisão de Morgan no Reino não entrar na guerra.E Ezekiel parece ter tido o mesmo tipo de raciocínio.

Entretanto a morte de Ben mostrou aos dois que os conflitos com os Salvadores tende a piorar e, por mais que eles evitem, vidas “inocentes” serão sacrificadas entrando na guerra ou não. Sendo assim, o plano de Richard saiu, de certa forma, como ele desejava: O Reino e Morgan toparam a guerra.

Série The Walking Dead S07xE13 Morgan

Após estes acontecimentos Morgan vai até Carol. Em uma cena tocante ele revela pra ela sobre as mortes causadas pelos Salvadores e sua decisão por lutar contra Negan e os Salvadores. E, como era esperado, Carol não pensa duas vezes em voltar ao Reino para levar seus membros para a guerra. Enquanto isso Morgan inicia uma jornada solitária até os Salvadores com o intuito de exterminá-los.

No Reino Carol diz para Ezekiel que eles precisam pensar no que fazer a partir de agora. E o sábio Ezekiel apenas responde que sim, mas não agora. Ezekiel é um líder sensato e que preza pela vida dos que vivem no Reino. Sua sensatez faz com que ele perceba o perigo de um ataque a Negan sem planejamento.

Série The Walking Dead S07xE13 Ezekiel e Jerry

No momento em que Carol chega no Reino, Ezekiel e o irmão de Ben estão replantando o jardim imperial, de onde tiram frutas e legumes para sua sobrevivência. Tal qual o jardim, o Reino passa por mudanças extremas que acarretará alguns danos. Mas estes são necessários para trazer novos e bons frutos.


The Walking Dead 7ª Temporada – Episódio 14… por WalkingDeadBr

Sobre leoodn

Psicólogo apaixonado por música, séries, livros e filmes. Consequentemente meus programas prediletos são ir a show, festival, cinema ou ficar em casa com uma boa leitura ou assistindo alguma coisa.

Veja também

Série Outcast S02xE06: “Vagalumes”

Série Outcast S02xE06: “Vagalumes” Olá leitores, confira mais um episódio comentado da série Outcast. Em …

Comentários no Facebook