Home / Séries / Vikings

Vikings

Sempre gostei de mitologia. Talvez seja culpa da extinta TV Manchete, lembro de sair correndo da escola para chegar em casa e ver Cavaleiros do Zodíaco. Fiquei fascinado com a mitologia Grega.

O tempo passou, sempre busquei conhecer essas histórias. Anos atrás comecei a ler as obras do escritor Bernard Cornwell, com uma temática histórica os livros me deixaram ainda mais interessado nesse tema.

Um dia, atoa nas interwebs da vida, vi o trailer de uma nova série do canal History. Aquilo me deixou muito empolgado, iria ver uma parede de escudos sendo formada!  Algo que eu só imaginava enquanto estava lendo.

vikings 3

A série tem como personagem central Ragnar Lothbrok (Em nórdico antigo Ragnarr Loðbrók – literalmente “calças peludas”) rei semi-lendário da Suécia de Dinamarca. Não existe um consenso entre as fontes históricas que citam o nome de Ragnar acerca de seu período de vida nem do período que ele foi considerado rei. A serie o mostra como sendo um jarl, um Barão guerreiro antes de se tornar um rei.

Existem centenas de relatos históricos referentes às explorações navais efetuadas pelos vikings, desde invasões no que hoje é território Turco e Russo até acampamentos no Canada. A superioridade náutica, apresentada por esses guerreiros era influenciada principalmente pelos seus barcos. Ao contrário de outros povos, os vikings construíam barcos esguios, com baixo calado (Calado é a medida entre a Quilha – parte mais baixa do casco – e a linha d’agua), isso fornecia um barco rápido com alta capacidade de manobra, tudo isso aliado ao uso de remos facilitava a navegação em rios. Essa versatilidade ajudou os vikings a chegarem em cidades como Bizâncio (atual Istambul) e Moscou, ao longo da rota criaram acampamentos e pequenas povoações fortalecendo a troca de conhecimento e também o comercio. Essas primeiras incursões eram consideradas mais fáceis, pelo fato de não exigir se aventurar no mar aberto, mas após vários anos atacando e pilhando essa rota se tornou fraca em espólios. Então eles se viraram para o Oeste.

Le_bateau_viking_dOseberg_(4836398163)

Na primeira temporada da série, vemos a primeira expedição a alcançar o território da Nortúmbria (atual Inglaterra). Segundo a Crônica anglo-saxã:

            793: nesse ano apareceram presságios terríveis na Nortumbria, que assustaram muito as pessoas. Consistiam em imensos torvelinhos e relâmpagos e viam-se dragões chamejantes voando pelo ar. Aqueles sinais foram imediatamente seguidos por uma época de grande fome e pouco depois, em 8 de junho do mesmo ano, os homens pagãos destruíram a igreja de Deus em Lindsfarne, saqueando e matando.

Ragnar navegou através do mar do Norte utilizando uma “pedra do sol”, que dava capacidade de o navegante saber a posição do sol mesmo em um dia nublado ou chuvoso. Uma habilidade que poderia ser considerada magica, mas era provavelmente Cordierita, mineral muito comum na Escandinávia e capaz de detectar a polarização da luz solar.

Continua…

Sobre lordcassim

Eu gosto de bacon.

Comentários no Facebook